HIPERPLASIA
A hiperplasia é um aumento no numero de células de um órgão ou tecido, geralmente resultando em um aumento do seu volume. Apesar de a hiperplasia e de a hipertrofia serem dois processos distintos, frequentemente ocorrem juntas e podem ser desencadeadas pelos mesmos estímulos externos. A hiperplasia ocorre se a população celular for capaz de sintetizar DNA permitindo, assim, que ocorra a mitose.
HIPERPLASIA FISIOLOGICA
A hiperplasia fisiológica pode ser dividida em:
> Hiperplasia hormonal, a qual aumenta a capacidade hormonal de um tecido quando é necessário;
> hiperplasia compensatória, na qual ocorre aumento da massa tecidual após dano ou ressecção parcial.
Mecanismos provavelmente estão envolvidos em outras situações quando o tecido remanescente cresce para compensar a perda tecidual parcial.
MECANISMOS DA HIPERPLASIA
A hiperplasia é geralmente causada pela produção local de fatores de crescimento, aumento dos receptores de fatores de crescimento nas células envolvidas ou a ativação de determinadas vias de sinalização intracelular.
HIPERPLASIA PATOLOGICA
A hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das células-alvo por hormônios ou por fatores de crescimento. a hipertrofia endometrial é um exemplo da hiperplasia hormonal anormal.
Entretanto, a hiperplasia patológica representa um solo fértil onde a proliferação cancerosa pode finalmente ocorrer. A hiperplasia também é uma resposta importante das células do tecido conjuntivo na cicatrização, onde a proliferação de fibroblastos e vasos sanguíneos auxiliam o processo de cicatrização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário